Amilcar de Castro

Aldemir Martins

Brasil 1920 - 2002

Nasceu em 8 de junho de 1920, na cidade de Paraisópolis (MG) e faleceu em 21 de novembro de 2002, em Belo Horizonte (MG). Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, estudou, na década de 40, pintura e desenho com Guignard, e escultura figurativa com Franz Weissmann. No início dos anos 50, aderindo à escultura abstrata, teve obra aceita na II Bienal de São Paulo, em 1953. Foi um dos signatários do Manifesto Neoconcreto em 1959. Entre 1968 e 1971, viajou para Nova York e New Jersey, conjugando o Prêmio de Viagem ao Exterior, obtido no Salão Nacional de Arte Moderna do ano anterior, e bolsa de estudos da Fundação Guggenheim. De volta ao Brasil, fixou residência em Belo Horizonte exercendo atividades artísticas e educacionais, onde ensinou expressão bidimensional e tridimensional. Integrou as principais mostras de arte concreta e neoconcreta, além de ter participado das Bienais de São Paulo (1953, 1961, 1965, 1979 - sala especial -, 1987 e 1989) e a dos Panoramas da Arte Brasileira do MAM-SP onde foi por duas vezes premiado, nas categorias desenho e escultura. É um dos nomes mais importantes da escultura construtiva brasileira, ao lado de Weissmann e Sergio Camargo.