Milton Dacosta

Rio de Janeiro 1915 - 1988

Iniciou sua formação artística ainda adolescente no ateliê do professor alemão August Hantv, em Niterói. Fundou, na década de 30, o Núcleo Bernardelli, grupo independente que buscava a liberdade de criação artística, longe dos ensinamentos acadêmicos. Em 1936 apresenta sua primeira exposição individual no Rio de Janeiro. Obtêm, em 1944, o Primeiro Prêmio no Salão Nacional de Belas Artes. Viaja aos Estados Unidos e Europa. Fixa-se em Paris, onde conhece Pablo Picasso por intermédio de Cícero Dias, frequenta ateliês de diversos artistas e realiza exposições. Retorna em 1947 e, a partir daí, a figura humana é estilizada por meio de formas geométrica na tela Figura e gravuras que lembram fases de sua pintura na década de 1950, quando atingiu sua maturidade artística; a forma humana em movimento: A menina de bicicleta; a série Castelos e cidades, na qual a paisagem urbana é reduzida a retângulos e quadrados coloridos, acumulados no centro da tela, e a abstração pura, imprimindo subjetividade por meio da cor à objetividade racional da estrutura. Dacosta foi casado com a pintora Maria Leontina que teve singular trajetória na arte construtiva brasileira. A partir da década de 1960 realizou a série figurativa, as Vênus, em que produziu telas e gravuras em diversas colorações.