Odetto Guersoni

São Paulo 1924 - 2007

Odetto Guersoni nasceu na cidade de Jaboticabal, Estado de São Paulo, no ano de 1924. De 1936 a 1941 cursou o Liceu de Artes de Ofícios de São Paulo, iniciando sua carreira artística em 1945, quando expôs pinturas no Salão do Sindicato dos Artistas Plásticos. Dois anos mais tarde integrava a coletiva Grupo dos 19, ao lado de Aldemir, Charoux, Otavio Araújo, Grassmann, Maria Leontina e diversos outros artistas que o tempo se incumbiria de tornar famosos. Praticava então, uma pintura figurativa de acentuados laivos expressionistas, caracterizada pela deformação e pelo colorido, cru e estertórico - tal como, de resto, tantos de seus colegas expositores na ocasião. Como bolsista do governo francês, Guersoni seguiu em 1947 para Paris e, no ano seguinte, tomou parte nas exposições Peintres et Graveurs Etrangers e Art Libre. Aluno de gravura de Renê Cottet, gradualmente transformou esse meio expressivo em seu predileto, em detrimento da pintura, que praticamente abandonou pouco depois. Novas viagens de estudos e de especialização em técnicas da gravura levaram-no em 1954 à Suíça, em 1960 aos Estados Unidos e em 1966 à Alemanha e à Áustria. Hoje, após ter realizado mais de 40 individuais inclusive 16 no estrangeiro e de ter participado de mais de 50 coletivas em diversos países, Guersoni é considerado um dos mais notáveis gravadores brasileiros. Conquistou prêmios em diversas mostras.