Dario Perez-Flores

Venezuela 1936 - 2022

Perez-Flores veio de Paris para a América Latina, guiado pelo seu desejo de pintar o abstrato e construtivo, mais tarde envolvido na criação e Desenvolvimento dos movimentos ópticos e cinéticos. Nasceu em 1936 nas Cordilheiras dos Andes. Estudou inicialmente na Escola de Bellas Artes de Valência (Venezuela) e então na Universidade Central da Venezuela, da qual ele se graduou em Literatura. Finalmente se mudou para Paris, juntando-se ao Movimento Optical em 1970 sob a influência de seus compatriotas Soto e Cruz-Diez. No início de sua carreira, ele produziu principalmente esculturas com movimento, peças de acrílico que se moviam vertical e horizontalmente, alterando a relação de espaço e profundidade da cor. Durante os anos 80 ele começou a usar a cor em suas pinturas sequenciais (a série Prochromatique): estas obras criaram uma sutil vibração óptica, um arco-íris como efeito, pelo uso de fortes cores acrílicas com variações extraordinárias que atraíram o espectador em direção ao centro, como se movido por uma emoção visual e misteriosa. Uma série de obras diagonais, dinâmicas e cromáticas, criadas no início dos anos 90, aspectos da teoria da cor do artista, especialmente relacionados à função de cor como um meio sutil de conectar o espaço circundante à obra de arte dinamica, a fim de alterar a percepção visual e emocional do observador. Em seus trabalhos mais recentes, Perez-Flores tentou superar suas estruturas matemáticas com uma manipulação pictórica que também mostra um tipo de plasticidade. Ele consegue um novo estimulando o movimento através da combinação de uma série de listras coloridas, no painel, com hastes que são suspensas sequencialmente paralelas à superfície da pintura.